sexta-feira, 16 de março de 2012

Águas de Março

"São as águas de Março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração"... Tom Jobim


Esse mês de Março está tão oscilante e bipolar na minha vida, assim como a sua previsão do tempo também: uma hora chove, outra hora faz sol, e tem vez que chove e faz sol ao mesmo tempo, mas como dizia o excelentíssimo compositor, cantor e poeta Tom Jobim: "São as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração".


Uma semana chegando ao fim, hoje, quinta-feira e mais uma semana se aproxima e nesse ritmo o mês de março segue quase na sua trajetória final, e com ele tivemos muitas oscilações nas mudanças climáticas, nos comportamentos sociais, na economia do nosso País, de uma maneira em geral. Eu mesmo posso até destacar como essa semana foi e ainda continua sendo díficil, principalmente no âmbito da carreira profissional, em momentos de estresses, de cabeça quente, surge um turbilhão de pensamentos que as vezes dá vontade de sumir do mapa, outra hora quero abraçar logo esse sacríficio pra ver qual será o resultado da minha decisão. Mas o mês de Março é assim com suas bipolaridades, no qual nos convida a viver essas oscilações, de encarar o sol, a chuva ou dois simultaneamente.


"São as águas de março fechando o verão"... essa frase poderia ser considerada uma profecia urbana, né? Saca só: "são as águas de março fechando o verão", o que representa o verão para o Garoto de Sunga: praias, baladas, altos agitos nos ensaios do carnaval, férias da faculdade, motivação elevada, cuidar do corpo (este item podia ser o ano todo) e finalmente muita sorte no amor. O verão termina no dia 19 de março porém antes do seu término surgem as chuvas pra anunciar que o inverno está mais próximo do que imaginavámos. E essas águas de março, o que pode representar? Dependendo da sua quantidade, pode representar calamidade, destruição, frio, transformação e etc, porém trazendo pra nossa vida, essas águas de março representa todo o nosso estresses, as dúvidas que surgem, o desespero, o medo, o abandono e a solidão. São todos esses sentimentos que vem atormentar o nosso estado de espírito (o verão). E afirmo com todas as letras que: esses turbilhões de sentimentos são tão bons que nem imaginamos que fosse, saiba o porquê no próximo parágrafo.


Em algumas filosofias orientais, a água representa mudança brusca ou transformação. Se nesse período você vive quase todos os sentimentos supracitados, significa que a vida vos prepara para uma mudança ou uma transformação em geral (amorosa, profissional, financeira, fraterna, social), que são nos momentos das dores que começamos a elaborar estratégias, planos, ou até mesmo buscar outras saídas para afugentar dessa tempestade que a vida nos permite vivê-las. Não é o momento ideal para fugir, querer se matar ou se entregar definitivamente a solidão e isolar-se do mundo, também não é o momento pra viver esse mês de março reclamando de tudo e de todos, lamentando e chamando atenção para ser digno de pena, ou até mesmo de "vítima do destino". Pelo ao contrário, esse é o momento de idealizar, planejar e executar os sonhos e objetivos. É o momento certo para arriscar-se nos projetos antigos que no verão passado não conseguiste realizar. É deixar que o verbo se faça carne, como o próprio Tom Jobim conclui: "são promessas de vida no teu coração", ou seja, depois da tempestade vem a bonança.

E eu vos convido a parar um pouco, fechar os olhos, respirar fundo e nesse momento eis que surge uma dúvida: quais são as promessas da vida que você guardou no seu coração? Identificou? Ótimo, vamos então concretizá-las? Então, não chore pelo o verão que se finda, mas alegre-se pela mudança que a vida está preparando pra você! E lembre-se: são as águas de março que se aproxima, apenas águas de março!


                                            Boa leitura,
                                             O Garoto de Sunga.

Um comentário: