terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dilúvio na Terra de Todos os Santos

Uma pergunta que sempre paira no ar soteropolitano: "o quê está acontecendo com a capital baiana que ultimamente tem chovido muito"? Na tentativa de compreender o fênomeno natural, a população brinca advertindo que é tudo culpa do São Pedro, outros falam que a culpa desse temporal todo é do homem que trouxe o retorno do horário de verão para Bahia e com isso a natureza está castigando e os mais brincalhões informam que estamos vivendo o "trailler" do fim do mundo que será em 2012. A verdade é que a cidade não para de receber fortes chuvas, chovendo assim o dobro ou superando o triplo que é esperado no mês.

Como Salvador é uma cidade que foi criada e planejada (pelos portugueses) para viver "eternamente sob os raios solares" que basta uma hora de chuva pra as ruas ficarem congestionadas. E diante de mais problemas podemos destacar os alagamentos dos rios e esgotos, deslizamentos de terras, de casas nas encostas, de casarões antigos, das proliferações das doenças virais e bacterianas, inclusive as doenças de I.T.R (Insuficiência do Trato Respiratório).

A população acaba sendo prejudicada pelos congestionamentos de quase 100km nas principais avenidas, dos pontos e abrigos que foram feitos apenas para proteger dos raios solares, inclusive algumas paradas sequer tem abrigos pra se proteger das chuvas, e fora a longa hora de espera por um coletivo acarretando assim atraso nas empresas, faculdades e etc.

Eu, sinceramente nunca presenciei tantas chuvas aqui em Salvador na estação de primavera, que era pra ser de sol e calor. A metereologia ainda prevê a partir de amanhã (09 de novembro) pancadas de fortes chuvas, raios e trovoadas na capital. A chuva promete cessar no sábado, trazendo o sol e retorna no domingo em diante. É, infelizmente para quem estava planejando curtir o feriadão prolongando, viajando e ou curtir a praia, a previsão do tempo não estará nada agradável. Pô, São Pedro! Logo eu que estou com a minha viagem programada pra Morro de São Paulo... por favor, libera aê o sol pra "o garoto de sunga" curtir uma boa praia e postar aqui nesse blog as lembranças da viagem!

E mesmo diante de fortes temporais, os baianos não perdem o seu humor. Confira nas fotos abaixos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário