sexta-feira, 25 de março de 2011

Alerta a População Brasileira

Hoje, vou postar algo diferente no meu blog, que chamou muito a minha atenção: "Médicos vão interromper o atendimento aos planos de saúde no dia 07 de abril deste".

Confesso que demorou muito para a minha inteligência ingerir essa informação, porque o cérebro registrava o 7 como 1, e ficava pensando o porquê das empresas FENAM (Federação Nacional dos Médicos) - CFM (Conselho Federal de Medicina) - Cremeb (Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia) estava pregando essa brincadeira, se o dia da mentira é no dia 01 de abril e não dia 04 de março. E lendo a matéria, percebi que de brincadeira não tinha nada, os médicos vão pára no dia 07 de abril, em âmbito nacional.

O detalhe mais importante: os médicos de todo o País irão suspender o atendimento aos planos e seguros de saúde, no próximo 07 de abril, Dia Mundial da Saúde. Nesse dia, os médicos não realizarão consultas e outros procedimento. Os pacientes previamente agendados serão atendidos em nova data. Todos os casos de urgência e emergência receberão a devida assistência.

A paralisação é referendada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pelo conjunto das sociedades de especialidades médicas. Trata-se de um ato em defesa da saúde complementar, da prática segura e eficaz da medicina e, especialmente, por mais qualidade na assistência prestada aos cidadãos.

O objetivo é protestar contra a forma desrespeitosa com que os médicos e os pacientes são tratados pelas empresas que atuam no setor. Os planos de saúde interferem diretamente no trabalho do médico: criam obstáculos para a realização de exames e internações, fazem pressão para a redução de procedimentos, a antecipação de altas e transferências de pacientes. Os contratos entre as operadoras e os médicos também são irregulares, estão em desacordo com as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANSR).


Nos últimos dez anos, os reajustes dos honorários médicos foram irrisórios, enquanto os planos aumentaram suas mensalidades bem acima da inflação. A sociedade precisa estar em alerta que essa situação dos planos de saúde é insustentável, com riscos de sérios prejuizos à saúde e à vida daqueles que decidiram adquirir um plano de saúde, na busca de uma assistência médica de qualidade.

Dica: se você ou sua família conhece alguém que tem consultas e outros procedimentos marcados para o dia 07 de abril, aconselho não esperar pelos hospitais e clínicas, e reagende imediatamente as consultas, pois na maioria das vezes, um reagendamento feito pelo hospital pode ocorrer para depois de 30 dias, e muitas vezes poderá passar a validade dos laudos dos exames realizados. Peço também que caro leitor divulgue essa informação para conscientizar as pessoas que no dia supracitado não haverá atendimentos médicos ambulatorial de planos de saúde. Somente urgências e emergências.


Boa Leitura
O Garoto de Sunga



Nenhum comentário:

Postar um comentário