terça-feira, 15 de março de 2011

Farol da Barra

" Todo dia no mar do Farol, vejo você no banho de sol. Uma figura linda, raios de luz que ilumina os meus olhos. Dia dos namorados, nós dois abraçados a sós" Durval Lélis

Hoje eu vou falar sobre um dos mais belos pontos turísticos mais visitados de Salvador: o Farol da Barra, batizado mesmo como Farol de Santo Antonio. Acho digno o nome de batismo, afinal, como diz a canção supracitada de Durval Lélis, é gostoso passear pelo farol da Barra, abraçadinho com o amor, contemplando a beleza do Pôr do Sol, com um doce beijo de casal apaixonado. Hum, fiquei até com vontade de ver o pôr do sol amanhã...

O Farol da Barra possui uma porre troncónica em alvenaria com lanterna e galeria, com 22 metros de altura e pintadas com bandas pretas e brancas. Localizada no interior do Forte Santo Antonio. O Farol da Barra foi inaugurado no dia 02 de dezembro de 1839. E para celebrar o seu centenário, a sua iluminação incandescente foi trocada por iluminação elétrica, tornando assim o Farol mais moderno do Brasil. Hoje, o Farol da Barra abriga o Museu Náutico da Barra, e ao seu lado tem a Praia da Barra, onde na sua parte da praia é protegida por arrecifes, onde na maré baixa oferece uma excelente piscina natural.


Farol da Barra era o palco de grandes shows realizados em frente do Farol. Porém a Associação dos Moradores obteram sucesso na Defensoria Pública da proibição de shows em frente ao Farol, informando que os decibéis do som prejudica as estruturas do monumento e dificulta o acesso dos moradores às suas residências. Diante de tantos eventos que acontecia em frente ao Farol, apenas 03 permaneceram. São eles: Reveillon - Carnaval (graças a Deus) e a festa da Independência da Bahia. O Farol da Barra é a concentração das saídas de blocos e trios fazendo o percurso de 05 km da Barra a Ondina, levando em torno de 04 a 05 horas de festas. Tenho que confessar, o Farol da Barra fica mais bonito no período de carnaval, sua avenida, ruas e becos ficam lotados de multidão que vem curtir o carnaval de Salvador.




Outra confissão também: de todos os faróis que eu já conheci pelo Brasil, o Farol da Barra é o mais belo dos belos que existe. Tem um excelente pôr do sol, e as ruas próximas do Farol, a noite você pode desfrutar dos bares e botecos, além das boates (Offclub e Lotus) e o único fator negativo são as presenças de flanelinhas, que cobram de R$ 5,00 a R$ 10,00 para "olhar" o seu carro estacionado nas vias públicas.

Aos domingos, nas mediações do Farol, a sua avenida é bloqueada para que os moradores tenham acesso para momentos de lazer com a família e também para os adeptos de exercícios físicos poderem fazer as corridas e caminhadas nestas mediações. Por isso, se você vier a Salvador, não esqueça de dar uma passada no Farol da Barra e conhecer um pouco da história do farol que defendeu muito a capital baiana contras as invasões no período do descobrimento do Brasil.

"We are carnaval"

O garoto de Sunga

3 comentários:

  1. Adorei seu blog amigo, estarei sempre por aqui... ah... e ainda vou conheçer o Farol da Barra tbem kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Moro aqui em Salvador é incrível, a primeira vez que descubro um Blog de alguém daqui, pena que você bebe, é praieiro,e é Assistente Financeiro, Graduando em Administração Geral, se não fosse tudo isso iria ter um amigo sincero, honesto, e leal para sempre.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Mironfahiel, detonou comigo só por eu beber, ser praieiro, ser assistente financeiro, quase administrador, e mesmo assim recusa uma amizade, ou seja, julgando pelo o meu esteriótipo e o que eu faço! Snif! Mas lembre-se que eu tenho qualidades que supera tudo isso que você destacou como pontos negativos. Obrigado pela a sua visita e pode contar comigo para uma amizade no qual você procura.

    ResponderExcluir