domingo, 20 de março de 2011

Projeto Verão 2011

 Atendendo os inúmeros pedidos dos meus amigos do MSN que não entendia o que era o meu nick "Projeto Verão 2011", que eu resolvir publicar neste blog compartilhando assim as experiências vividas e os resultados obtidos. Espero nesta leitura dinâmica, que você encontre motivação para melhorar a sua qualidade de vida, cuidar da sua saúde e do seu bem-estar.

Pra iniciar essa partilha, quero dizer que até setembro do ano passado eu não estava sentindo bem com o meu próprio corpo, com a minha mente e com a minha saúde. Sabe quando você pára diante do espelho e se depara com um "Shrek", uma "baleia" fora d'água e outros apelidos pejorativos... sim, assim era o que eu encontrava quando refletia a minha imagem no espelho. Me achava feio, quase obeso e vivia muito estressado, sem motivação para o trabalho, para a faculdade e para manter a convivência no meu ciclo social. Imagine você, um jovem de 29 anos, estatura mediana de 1 metro e 69 cms de altura com o peso de 72 kg, com o IMC 25,2 me "apedrejando" dizendo que eu estava acima do meu peso. Deixo aqui o link para você também medir o seu IMC e ver se precisa também ingressar no meu próximo Projeto Verão 2012. Segue o link: http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html 

Diante dessa bomba, formulei uma maneira de perder peso, sem ao menos ingressar numa academia (porque não tinha dinheiro para pagar uma academia que, ao se aproximar do verão, aumenta o valor de sua
mensalidade por conta da demanda e a faculdade levava todo o meu salário) e diante disso surgiu a ideia de fazer algo simples e ver se daria certo. Se não desse certo, iria procurar por ajuda (endocrinologista, nutricionista, academia, e etc).
Para todo o Projeto é preciso ter uma data inical e uma data final para analisar os seus resultados, e diante das explosões de ideias que foram surgindos para colocar em prática, resolvi iniciar o Projeto Verão no ínicio de Outubro e finalizar antes do Carnaval, em Março.

O Projeto Verão consistia numa mudança radical nas minhas rotinas em geral, como na área profissiona, na área acadêmica, nos meus comportamentos e na minha alimentação. Para começar bem, listei tudo aquilo que andava me prejudicando e fazendo com que eu adquirisse mais peso, que é uma vida sedentária, tipo: ficar 09 horas do dia sentado a frente de um computador trabalhando, sem cumprir direito a uma hora de almoço para fazer uma boa alimentação e digestão, depois ia pra faculdade cansado e mais 04hs sentado tentando ingerir mentalmente os conteúdos dos Mestres e depois disso tudo, chegava em casa por volta das 23hs, pra tomar banho, jantar, estudar e quando eu estava pronto pra dormir era as 02hs da manhã para acordar no mesmo dia as 07hs. Conclusão: você está apto a se tornar um obeso.

          Agora, é hora de colocar o Projeto Verão em prática. Precisava mudar o meu aspecto físico, mental, espiritual e alimentar. Passei a fazer caminhadas na Orla, do Aeroclube até Jardim dos Namorados, fazendo em média 01h30 minutos de caminhada, indo e voltando. Não era apenas caminhada, pois eu precisava perder peso, suar a camisa, queimar gordura e as toxinas que estavam habitando em mim por conta dos maus hábitos. Diante disso, passei a fazer um intervalo de caminhada - cooper - caminhada. Logo no ínicio sentia muitas dores musculares, nos joelhos, mas era por causa da vida sedentária que eu estava levando. Passei a consumir mais água durante o dia a dia (que é muito bom) e beber também bastante água de côco durante o Cooper. Durante o dia no trabalho ou na faculdade, comecei a fazer alongamentos para diminuir o nível de estresses, tive que fazer uma re-educação alimentar, passando a comer alimentos saudáveis, como legumes, verduras, saladas, carnes brancas e peixes. Comidas que eu não gostava mas que era saudável coloquei na minha dieta. Falando nisso, reduzir as quantidades de pães, pratos (que eu sempre repetia quando era Massas, Pizzas e etc) para manter um equilibrio alimentar. Adicionei ainda na minha dieta pães integrais, Yogurtes e Frutas.

          Diante disso, fui percebendo através das pessoas que convive comigo que meu humor melhorou bastante, que eu estava sempre atenciosamente, mais pró-ativo, comunicativo e confesso que eu também me sentia bem, encontrava soluções até para os problemas de outros setores que não tinha nada haver com o meu setor. Diminuir o tempo conectado na Internet, trocado as redes sociais por livros, revistas e acompanhar os noticiários pela TV. Passei também a dormir mais, de cinco horas para sete horas e ainda acordar disposto para trabalhar. Antes, eu acordava de mau humor e pedindo sempre a Deus para chegar logo as minhas férias que eu não aguentava mais trabalhar e sem motivação.


Passei acompanhar ansiosamente todo o Projeto tanto no espelho (pois havia resgatado a minha auto-estima) como na balança. Também confesso que guardava os sábados e domingos pra fazer o que eu gosto, tipo beber com os amigos, comer quinzenalmente e sem abusar das massas, sorvetes, refrigerantes, doces, frituras, mas lembrando: tudo isso era feito nos finais de semanas alternadamente.

E por fim, uma semana antes do carnaval finalizei o meu projeto, com o resultado inacreditável, superando a minha expectativa, pois planejava perder 04 kgs e acabei perdendo 08kg. Meu peso antes de pular o carnaval era 64kgs. E quanto era o meu IMC, será que mudou? Segundo o resultado no link supracitado diz: Meu IMC é de 22,4. e veja o resultado: Parabéns! Você está em seu peso ideal. Cuidar de seu peso é cuidar de seu corpo e sua mente... Mantenha-se assim para obter vida longa e saudável!
Não sei se você percebeu, mas as duas fotos iniciais foram postadas propositalmente para ter uma ideia de como eu estava acima do peso, com a cara inchada, e feio. Relembrando que ali eu estava pesando 72kg. Agora a terceira foto e a última foto são fotos atuais, tiradas antes do carnaval, já na conclusão do meu projeto. E por causa do carnaval, bebendo e comendo muito, adquirir 02 kgs, ou seja, meu peso atual é de 66ks. Acho que vou elaborar o Projeto Primavera, pois quero manter um peso de 62kg no máximo, e como se aproxima o inverno, não posso reduzir a alimentação porque eu preciso de gordura para suportar o frio que se aproxima (como se em Salvador fizesse frio). Se você gostou do meu projeto e pretende também mudar a sua rotina, convido a fazermos então o Projeto Primavera, e pode deixar seus comentários ou dúvidas que eu irei responder todos.
E não esqueça de divulgar também este blog, porque assim como você, tem pessoas necessitando fazer uma re-educação geral.

                                                                           Atenciosamente,
                                                                       O Garoto de Sunga

 

Um comentário:

  1. poxa, tô mega orgulhoso de ter conhecido vc. msmo que tenha sido por net!tah ae sua experiência de vida que serve de exemplo pra muitas pessoas q vivem colocando a falta de dimdim como uma desculpa para não perder peço! penso que se todos tivéssemos força de vontade a população de obesos diminuiria muito e passaríamos ter uma vida mais complexa e cheia de saúde! parabéns por divulgar através do seu blog sua vida pessoal que serve como uma prova dique a força de vontade e pessimismo vale a pena!.PARABÈNS

    ResponderExcluir