quinta-feira, 17 de março de 2011

Todo Carnaval Tem Seu Fim

"Eu queria, que essa fantasia fosse eterna".

Acabou carnaval! A maior festa popular do mundo é o carnaval de Salvador. E parece que somos convidados mesmo que involuntarialmente a viver um clima de Quaresma dentro da capital baiana. Cheguei até brincar com os amigos que eu conheci através do Twitter (TweeTencontro de Carnaval) brindando no Rio Vermelho com uma garrafa de champagne M.Chandom na mesa de um bar, desejando um Feliz Ano Novo. Parecia loucura, mas quero acreditar que realmente a rotina nesta capital só começa depois do carnaval, porque a cidade vive a sua realidade, todas as fantasias, as alegrias, as fortes emoções ficaram como lembranças de um carnaval já vivido. Quem é de fora, vai embora! Quem é daqui... fica pois no dia seguinte, temos aulas na faculdade, temos trabalhos nos aguardando, temos famílias esperando pela gente, temos o tudo a nossa espera, mas dentro de nós resta boas lembranças e ao mesmo tempo gera um tédio, um vazio, uma vontade imensa de poder mudar o curso desta rotina e viver mais uma vez como se a nossa vida é eterno carnaval. Como diz uma canção: "Ei, pra quê chorar se a vida é um carnaval e é mais belo viver cantando, sorrindo"...



Acabou carnaval! A cidade de Salvador parece que perdeu todo o seu brilho que tinha no quase dez dias de folias. A rotina volta e com ela as suas consequências: pessoas estressadas, trânsitos cáoticos, hospitais lotados, reclamações, clientes insatisfeitos e assim vai. Caminhando esperando... caminhando contando os dias para o próximo carnaval. Nos perdemos pegando o calendário para saber quando vai ser o carnaval do ano que vem... mas ao percorres os meses do calendário até achar a data prevista pela Igreja Católica, nos deparamos com a realidade de procurar uma cadeira para poder sentar e voltar a realidade. Ah! Carnaval, porque você tem seu fim? Porquê você é a festa maravilhosa, inesquecível e única? Porquê cada ano vivida em você, no seu agito é diferente dos demais anos? E uma pergunta que não quer calar: por que não existe mais dias para curtir o carnaval sem se preocupar com o amanhã? Carnaval é sinônimo de liberdade, pois você acorda a hora que quer, dorme a hora em que seu corpo pede, come o que quer, bebe o que quer e vive a alegria no meio da multidão!
Mas acabou carnaval... preciso dizer isso pra mim mesmo: o carnaval acabou! Hora de olhar a realidade ao meu redor, mesmo contra a minha vida, mesmo meu corpo tentando agora a se adaptar as velhas rotinas... tenho que confessar, o pós carnaval parece um pós cirúrgico, porque a vontade de ficar em casa é bem maior. Reina a falta de vontade de executar as tarefas na Empresa, a preguiça reina quando penso em ir na faculdade, procuro mil e uma desculpas para fazer o que eu quero fazer e a maior vontade é sair do tédio. O dia acaba sendo tedioso. Carnaval, aonde está você?

Não adianta mais procurar e saber aonde foi parar a minha alegria, a felicidade que eu vivir no carnaval. Tenho que conviver com os dois nas lembranças vividas no carnaval, aceitar que este foi o melhor carnaval que eu já vivi, e buscar motivação para fazer a minha vida andar, trabalhar, pegar trânsito, estudar, manter os contatos com os amigos e amar. Essas ações não tem fim, mas infelizmente eu tenho que admitir por hoje que "todo carnaval tem seu fim! E é o fim... é o fim" - Marcelo Camelo E "como eu queria que essa fantasia fosse eterna, quem sabe um dia a paz vence a guerra e viver era só desejar" - Hino de carnaval de Salvador da antiga Banda Mel

Atenciosamente,
O Garoto de Sunga

2 comentários:

  1. É mágico o carnaval, nos enche de alegria mesmo, valeu o post!!

    ResponderExcluir
  2. O duro é voltar para a realidade... snif!
    Agradeço mais uma vez pela a sua presença!

    ResponderExcluir